Os sites de redes sociais, que começaram a ganhar força no mundo todo por volta de 2004, tinham e têm como um dos objetivos reforçar laços pessoais e profissionais. Representado principalmente por portais como Blog, Twitter, YouTube, Facebook e Linkedin, esse universo de espaços sociais, ganhou mais força e importância a medida que foi servindo cada vez mais como canal de propagação de ideias, opiniões, recomendações e críticas de todos os tipos e formatos.
Anúncios, divulgação, elogios, recomendações e reclamações sobre uma empresa ou produto são apenas alguns dos tipos de ações em ambientes sociais que começaram a chamar a atenção de entidades para a importância de alguns serviços online como canal de aproximação com o consumidor e, principalmente, de observação de cultura e comportamento do usuário.
As mídias sociais permitem a quem presta um serviço ou administra um negócio, afirmar sua marca/nome, conhecer melhor seu público, descobrir as demandas, definir o que mais agrada e o que desagrada sua clientela.
Para os sites, jornais, revistas, TV e rádio, as empresas recorrem às agências de publicidade que criam e administram os negócios on line. Mas quando tratamos de mídias sociais, o desenvolvimento do trabalho é bem diferente!
A marca de um blog ou perfil de facebook é a pessoalidade.
Muita interação, conhecimento da linguagem do público e a conquista de “amigos”, depende da personalidade e atuação de profissionais com maior proximidade dos usuários e o prestador de serviços mais indicado para este tipo de ação é o BLOGUEIRO.
Gerenciar um blog com mídias sociais exige atenção, cordialidade e muita disposição para conversar diretamente com os clientes da empresa. O BLOGUEIRO é como se fosse a personalização da empresa, a representação de uma marca em forma de gente! Gente que conversa, troca idéias, dá dicas, distrai, diverte e... anuncia!
A relação ideal do blogueiro com a empresa e os clientes, é a de longo prazo, porque, em essência, a rede social é um contexto onde a empresa se reposiciona. É um processo, uma construção e muitas vezes essa atuação se aproxima de uma consultoria. A diferença entre o site e os blogs com mídias sociais, é a aplicação mais prática e imediata do anúnico da marca e produto, o relacionamento direto e diário com os clientes.
Novos tempos!