8 de Maio,
Dia do Profissional de Marketing! Sim, é hoje! Assim mesmo... só deu pra falar
sobre isso agora à noite, porque se tem alguém que emenda o dia com a noite
trabalhando, é o marketing!
O profissional de marketing tem grande importância dentro das organizações,
é essa pessoa que estuda e avalia o mercado, canaliza as informações para as
tomadas de decisões estratégicas da empresa, cria e transforma ideias em ações.
O profissional de marketing é responsável pela criação de estratégias para contato
social, vendas e comunicação com os consumidores.
A
profissão tem sofrido – como tantas outras, pela atuação sem formação. Quem
deseja seguir carreira na área de Marketing pode optar por dois tipos de curso
superior: o Bacharelado e o Tecnológico. O Marketing conta com disciplinas das diferentes áreas, como
corporativo, industrial, de varejo e de serviços e também disciplinas sobre a
gestão de negócios, de custos, formulação de preços, etc. Aliado a isto, o
estudante de Marketing tem ainda disciplinas como Sociologia, Economia,
Psicologia e Estatística.
Apesar
da aparência descolada, criativa, o profissional de marketing tem grande
responsabilidade na representação e posicionamento de uma empresa. Por essas e
outras, a maior homenagem que você pode prestar ao profissional de Marketing, é
contratar somente o profissional formado por uma das mais de 400 instituições de ensino no Brasil credenciadas pelo MEC que
oferecem curso superior de Marketing.
Precisando de novas ideias e ações? Conte com a gente!
Priamo Martins Fonseca Neto
Formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Santa Cecília - UNISANTA