Volta às Aulas na Educação Infantil- Adaptação Escolar- dicas e orientações para as famílias, professores e alunos!
É tudo novo de novo! Para quem já é aluno e para os pequenos que irão pela primeira vez para a escola, a adaptação escolar é um período importante, que pode influenciar todo o ano letivo.
Tanto os pais quanto os professores, devem compreender que cada criança passa por um processo individual de adaptação na escola. Enquanto umas podem se acostumar rápido com o convívio entre outros colegas e adultos, outras podem chorar para ganhar a atenção dos educadores ou simplesmente por estranhar o ambiente.
O cuidado nessa fase de adaptação é essencial, porque é o momento de inserção dos pequenos à vida em comunidade. A escola precisa respeitar o tempo das famílias e orientá-las para que o processo seja saudável para as crianças.
Muitas vezes, os pequenos vão permanecer pouco tempo na escola no início, até que eles se acostumem com o espaço e os profissionais. Essa passagem é crucial para as crianças perderem o medo de permanecer na escola e se sentirem seguras para aprender e conviver com os outros.
As crianças precisam se adaptar ao novo, às rotinas da escola e às separações diárias da família, principalmente em relação à ausência da mãe. Isso faz parte do crescimento social e emocional dos pequenos.
Além do mais, é nesse período em que se estabelece um vínculo entre as crianças, a escola e os pais. Se o processo não for adequado, poderá haver conflitos entre as três partes.
Participação da escola e dos pais durante a adaptação na educação infantil
Essa transição em que a criança sai do seu ambiente familiar para frequentar a escola deve ser acompanhada pelos pais e os professores. Saiba qual é o papel de cada um nesse processo:
Papel dos pais na adaptação dos filhos
Os pais precisam visitar a escola, conversar com os professores e observar o ambiente que os filhos frequentarão. Eles devem se sentir seguros em deixar a criança no local para que possam trabalhar com tranquilidade.
Passada a escolha da escola, eles devem se preparar psicologicamente para a separação. O sentimento deles pode influenciar muito o comportamento dos pequenos.
Preparação inicial
Os pais devem conversar com o filho sobre a sua ida para a escola, mencionando todas as vantagens dessa separação. Podem ser utilizados argumentos como: você vai brincar e fazer amigos, vai poder pintar, ir ao parquinho e vai aprender tantas novidades!
Além disso, eles devem deixar o caminho aberto para a criança compartilhar suas experiências na escola, usando incentivos como: “Filho, você vai passar algum tempo lá e depois pode me contar tudo o que você fez. Eu vou adorar saber sobre o seu dia!”.
Assim, os pais estabelecem uma relação de confiança com o filho e a criança se sentirá protegida e amada. Também é ideal que o pai ou a mãe permaneça um período maior na escola nos primeiros dias, para o pequeno poder se acostumar com a ausência. Essa é uma maneira de criar um vínculo afetivo saudável com o professor e os demais colegas.
Preservação da rotina
É muito importante que a família mantenha ao máximo a rotina da criança enquanto ela está em casa e se envolva na preparação para a ida à escola. A organização do lanche e da mochila pode ser feita em conjunto com o filho para que ele perceba que essa é uma mudança positiva, pois vai perceber que os pais estão cuidando dele.
Cautela na separação
A despedida é um passo inicial decisivo para o processo de adaptação na educação infantil. Os pais devem entender que é normal a criança chorar. Por isso, é fundamental que eles se despeçam com tranquilidade e muito carinho.
Se a criança perceber que os pais também ficam inseguros, isso poderá aumentar a sensação de abandono e desespero, o que pode prejudicar muito a relação dela com a escola.
Papel da escola na adaptação dos pequenos
A escola também tem uma função muito importante nesse processo de recepção dos novos alunos. Os pequenos precisam sentir, desde o primeiro instante, que o ambiente é especial.
Preparação para a chegada do aluno
A escola deve se planejar para a vinda das crianças. O educador ou o diretor devem conversar com os pais para reunir informações sobre os pequenos como:
- nome;
- brinquedos preferidos;
- medicamentos que ele pode tomar;
- tempo que costuma passar com os pais;
- cuidados especiais na alimentação.
Ao reunir essas informações, o educador já compreenderá melhor como tratar a criança e como estimular a participação delas em sala de aula.
Recepção
Nos primeiros encontros, o professor deve mostrar interesse pela criança, perguntar como ela está e transmitir segurança nessa aproximação. Porém, não se deve forçar a barra, pois o pequeno ainda está sentindo o peso da separação.
O educador também pode apresentar todas as instalações da escola, os demais profissionais que fazem parte dela e os colegas da turma. A criança precisa se sentir acolhida durante a recepção.
Envolvimento com a família
O relacionamento entre a família e a escola, também é fundamental para a adaptação na educação infantil. O professor e o diretor devem compartilhar com os pais como foi a participação do aluno em sala de aula, a relação do pequeno com os demais colegas e as dificuldades que ele apresentou.
Se a criança chorou durante o dia, os pais devem ser informados para que possam trabalhar em conjunto com a escola nessa adaptação. É muito normal que os pequenos chorem para demonstrar insegurança e estranhamento em relação ao ambiente — e o professor deve saber confortá-los e acalmá-los.
Como você pôde ver, a adaptação na educação infantil deve ser feita com um trabalho em conjunto entre a família e a escola. Só assim a criança se sentirá confiante para frequentar o espaço.