A Prefeitura de Atibaia anunciou esta semana a possível instalação de uma ponte de vidro, conhecida como “SkyBridge” ou "Sky Glass", prometendo assim fomentar o turismo, fazendo desta, a nova atração turística de Atibaia, na laje da Pedra Grande.
O Projeto está passando agora por sondagem, em busca de fissuras na rocha.
Caso não sejam encontradas fissuras na rocha, o próximo passo será a apresentação do pedido de Licenciamento Provisório, para autorizar a instalação da Plataforma de Vidro, que será conhecida aqui em Atibaia como SkyBridge.
O projeto segue o exemplo da SkyBridge da cidade de Canela (RS), que já existe uma com o mesmo conceito.
Se construída, Sky na Pedra Grande será a maior da América do Sul, com 10 metros a mais da existente em Canela, no Rio Grande do Sul.
Após a aprovação, a Pedra Fundamental da obra poderá acontecer ainda no final deste ano e finalizada e entregue no final do próximo ano, tendo em vista que grande parte do material virá do exterior.
O custo estimado da obra está orçado em 20 milhões de reais e se trata de um empreendimento particular.
O anúncio está causando polêmica na cidade, visto que obras foram iniciadas no Pouso e já restringiram o uso do espaço para piqueniques. Além da interferência profunda em todo o ecossistema da Pedra Grande, há ainda a preocupação da monetização do acesso ao patrimônio natural da cidade.